As Jornadas


A 6ª edição das Jornadas de Turismo (2024) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), pretende abrir espaço para uma reflexão sobre a oferta do setor de turismo com foco no diálogo intercultural e na sociedade.

- A sessão da manhã será dedicada à reflexão e debate com especialistas, que “no terreno profissional”, acompanham e orientam turistas, grupos ou indivíduos. São profissionais que transferem informações históricas, culturais, artísticas (entre outras), assim como, assumem funções de facilitadores de comunicação com visitantes estrangeiros por meio da adaptação e domínio de idiomas.


Os convidados destas Jornadas de Turismo, são profissionais que auxiliam no diálogo intercultural, superando barreiras linguísticas, culturais ou de acessibilidade, fundamentais para contextos diversos da sociedade atual.


- A sessão da tarde será dedicada a uma SESSÃO EXPOSITIVA sobre Arte e Cultura Contemporânea.


Participe!

 

Nota do Dia by EUNICE LOPES| Nota do dia com Eunice Lopes - YouTube (RÁDIO HERTZ)

Programa


Receção - 06 de Dezembro de 2024 (AUDITÓRIO O 106)


Receção aos Participantes
09h40
Sessão de Abertura (Apresentação by Estudantes)
10h00
Filipa Fernandes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar
Henrique Pinho, Diretor da Escola Superior de Gestão de Tomar
Eunice Lopes, Diretora dos cursos de Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural e TESP em Gestão de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar


Sessão inaugural: SNATTI, Guias de Portugal, Alexandra Dias Sousa

MODERAÇÃO by Estudantes, Instituto Politécnico de Tomar


Café & Networking
11h00
João Fiandeiro & Cecília Rosa, Caminhos da História
Hélder Farinha, Técnico Superior de Turismo e Património da Câmara Municipal de Ourém
Luís Campos & Catarina Vargas, Tuk Lovers

Debate


Pausa para Almoço Livre
13h00

Sala O105

Organização: Estudantes, Instituto Politécnico de Tomar


Início da Sessão Expositiva
15h00

SESSÃO EXPOSITIVA

Apresentação: Estudantes, Instituto Politécnico de Tomar


Arte e Cultura Contemporânea

Luís Mota Figueira & Estudantes, Instituto Politécnico de Tomar


Debate & Notas Finais
17h00

L-Tour (Convento de Cristo, Tomar) - 07 de dezembro de 2024

Coordenação: Luís Mota Figueira & Estudantes, Instituto Politécnico de Tomar


Apresentação da Exposição
10h00
Luís Mota Figueira, L-Tour| Estudantes LTGP| José Rodrigues| Eunice Lopes, Instituto Politécnico de Tomar
Debate & Encerramento
12h30

Galeria






Organização


José Rodrigues & Eunice R. Lopes |Coordenação: LTGPC.ipt


Luís M. Figueira|Coordenação: L.Tour.ipt (Convento de Cristo de Tomar)

 

STAFF Estudantes, 3º ano | Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural

 

Inscrições Encerradas

<

Eunice Ramos Lopes

Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão de Tomar no Instituto Politécnico de Tomar. Diretora dos Cursos de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar.

Curso de Formação Avançada em Turismo pelo DEGEIT- UA. Doutoramento em Antropologia (Especialização em antropologia do turismo, política e imagens da Cultura e museologia) pela FCSH- UNL. Mestrado em Património e Museologia pela FCSH-UNL.

Membro da Unidade de I&D-TECHN&ART, IPT. Membro colaborador do CiTUR, IPL e do GOVCOPP, UA.

Membro do conselho editorial e científico de revistas académicas nacionais e internacionais e membro de comités organizadores e científicos de conferências internacionais de turismo.

Áreas de investigação: turismo, antropologia do turismo, gestão do património, museologia e desenvolvimento socioeconómico

 

Filipa Fernandes

Filipa Fernandes, vice-presidente  da câmara municipal de Tomar, eleita para o mandato 2021-2025, nasceu em 1983 e veio viver para Tomar quando tinha 5 anos.

Licenciou-se em Animação Socioeducativa na Escola Superior de Educação e pós-graduou-se em Património Cultural e Imaterial na Universidade Lusófona.

Enquanto estudava e após vários estágios curriculares na área social e cultural, coordenou e monitorizou campos de férias para crianças e jovens.

Em 2010, inicia a sua carreira na área da intervenção e ação social, com especial enfoque na intervenção sociofamiliar e prevenção de abandono escolar em fase precoce, bem como lecionando na sua área de formação.

Em 2014, começou a trabalhar na junta de freguesia urbana de Tomar, onde desempenhou funções de gestão na área social, cultural e educativa

Luís Mota Figueira

Professor Coordenador- Instituto Politécnico de Tomar, UD-Ciências Sociais. Membro: Integrado no GOVCOPP – Univ. Aveiro; Colaborador no Techn&Art – IPT; no CITUR – IPL; Geociências - Univ. Coimbra; Conselho Geral do Instituto Politécnico de Tomar; Conselho Científico da Escola Superior de Gestão de Tomar. Diretor do L-Tour.ipt – Laboratório de Turismo- Doutoramento em História da Arte (Univ. Coimbra) - Pós-Doutoramento em Turismo, (Univ. Aveiro) - Diretor Técnico do Museu Agrícola de Riachos e Casa Memorial Humberto Delgado-Brogueira, Torres Novas. Investiga em Turismo, Roteirização, Património Cultural, História da Arte, Museologia/ Museografia. Publicou, entre outros: Manual para Elaboração de Roteiros de Turismo Cultural (2013); Apresentação - Interpretação Patrimonial em Turismo (2018), em http://www.cda.ipt.pt; Igreja de Nossa Senhora da Graça – Sé Catedral da Cidade da Praia da Ilha de Santiago-Cabo Verde: Subsídios para um Guia de Visita e Interpretação (edição 2019 do IDECI, sob original de 2008), em http://ideci.pt/ .

José Rodrigues

Doutor em Novos Recursos em Turismo pela Universidade de Salamanca. Tem várias publicações e comunicações em congressos nacionais e internacionais no âmbito do turismo sénior e no domínio do desenvolvimento, planeamento, turismo e territórios do interior. Vasta experiência profissional na área do Turismo e Direção Hoteleira. Atualmente é membro da equipa de Investigação para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Concelho de Vila de Rei, Investigador no projeto Estação Náutica de Avis, Membro da equipa de Investigação para a definição e Operacionalização do Quadro Metodológico para Recolha e Análise de Dados Estatístico |Rede Aldeias Históricas de Portugal. Investigador colaborador do CITUR e do CICS.NOVA.UÉvora.

Alexandra Dias Sousa

Dra. Alexandra Dias Sousa, licenciada em Informação Turística pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Guia Intérprete Nacional Certificada pelo Sindicato Nacional de Atividade Turística Tradutores e Intérpretes desde o ano 2017. Em 2018 foi convidada a assumir o Departamento de Cultura do SNATTI, função que exerce até ao momento. É também
membro do júri nas Provas Nacionais e Regionais de Qualidade SNATTI para Guias Intérpretes, desde o ano de 2019. E no presente ano foi convidada a integrar a Direção Nacional como membro a Direção, cargo que assume atualmente junto com o cargo do Departamento de Cultura. Ao longo da sua carreira profissional a preocupação com a formação continua é uma constante e acumula formações nacionais e internacionais credenciadas pela Federação Europeia de Guias.

Cecília Rosa

Cecília Rosa, guia-intérprete, trabalho com a empresa Caminhos da História, Lda, com uma sólida formação académica e profissional no setor do turismo e da cultura. Tenho uma Licenciatura em Gestão Turística e Cultural e um Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, pela Escola Superior de Gestão de Tomar, o que me permite desenvolver uma abordagem estratégica e enriquecedora para o turismo cultural. Além disso, sou pós-graduada em Tour Guiding pela Universidade Lusófona e possuo o Curso de Guia-Intérprete Regional da Região Centro, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC).

A minha paixão por conectar pessoas a novas culturas e histórias é o que me motiva a oferecer experiências imersivas e de qualidade. Com um olhar atento ao património cultural e histórico local, procuro não apenas traduzir palavras, mas também facilitar uma verdadeira troca de experiências entre visitantes e as comunidades que encontro.

Com um compromisso contínuo com o aperfeiçoamento profissional, estou preparada para guiar públicos diversos, em contextos turísticos, educacionais e corporativos, sempre com foco na excelência e no respeito pelas culturas locais.

Luís Campos

Criador da Tuk Lovers em conjunto com Catarina Vargas em 2014. Guia turístico. 

Passeios turísticos/visitas guiadas.

Hélder Farinha

Desde 2018 à atualidade é Técnico Superior na Câmara Municipal de Ourém, assumindo como principais atividades e responsabilidades:
Receção e atendimento de visitantes, fazendo uso de línguas estrangeiras nos núcleos do Museu – Casa do Administrador e Galeria da Vila Medieval;
Acompanhamento de grupos em visitas organizadas, na cidade e no concelho;
Apoio ao planeamento, conceção e definição de estratégias inerentes à atividade turística;
Colaboração na organização e no apoio a eventos de natureza turística e desenvolvimento de atividades administrativas inerentes à atividade turística, fazendo uso de meios informáticos;
Integração na equipa de serviço educativo do museu, na conceção, produção e dinamização de atividades direcionadas para a educação informal do museu;
Participação na produção de eventos inscritos no serviço cultural do museu;
Execução de outras tarefas superiormente incumbidas, em observância da área funcional;
(entre outras).